Dicas para fotografar imagens radiológicas






Talvez você já tenha passado por dificuldades ao fotografar imagens médicas bem às vesperas de uma aula ou apresentação Powerpoint, certo?

Aqui vão 10 passos básicos para se obter boas fotos de radiografias ou imagens de tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultra-sonografia. As dicas são para câmeras digitais, mas valem para câmeras "normais".

1 - Acione o modo macro na regulagem de foco da câmera (geralmente simbolizado por uma flor).

2 - Respeite a distância mínima entre a câmera e o objeto, no modo macro, prevista pelo fabricante (leia no manual, geralmente a distância é de uns 45 cm). Ainda que a distância permita, evite chegar muito perto da imagem médica para não produzir imagens distorcidas (contornos curvos).

3 - Desligue o flash (símbolo "proibido" flash).

4 - Selecione o modo preto e branco (B&W).

5 - Desligue toda a luz do ambiente. Deixe ligado apenas a do negatoscópio. Uma janela em dia nublado serve como negatoscópio desde que não haja nada atrás. Se sobrar área de negatoscópio livre ao lado da radiografia, cubra-a com um papel ou outro material para bloquear a luz.

6 - Alinhe a câmera bem perpendicular com a imagem.

7 - Procure não tremer, aperte metade do cursor (para fazer foco e fotometragem) e dispare.

8 - Imagens médicas muito claras ou com fundo muito preto podem enganar o fotômetro e produzir paradoxalmente imagens escuras e claras, respectivamente. Isso pode ser corrigido antes da realização da foto no comando compensação de exposição (para + ou para -).

9 - Para uso geral 1280 x 960 pixels são suficientes para impressão 10 x 15 cm e para uso em computador. Usar mais pixels só produzirá arquivos muito grandes de memória, dificultado armazenamento e deixando a apresentação Powerpoint "pesada".

10 - Pós-produção: redimensionar, aparar, corrigir brilho e contraste podem ser feitos depois com a maioria dos programas de manipulação de imagens. Recomendo um bem simples, o IrfanView, disponível gratuitamente no site oficial clique aqui. Uma imagem final com 500 pixels em um dos lados será suficiente. Salve a imagem com nome diferente do original e, quando estiver criando a apresentação, importe as imagens já manipuladas.

Milton Miszputen
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui