Faculdade oferece serviços gratuitos à comunidade






Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade, um importante programa de relacionamento vem sendo desenvolvido pela Faculdade Unime no município de Lauro de Freitas. É que a instituição abriu as portas para a população carente, oferecendo pelo menos sete opções de serviços gratuitos e de qualidade.

Os atendimentos vão desde o hospital veterinário, até o núcleo de prática jurídica, passando por clínicas de odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e arquitetura. A realização dos serviços é feito por estudantes da graduação e da pós-graduação, nas chamadas atividades de extensão.

"Nosso objetivo é de cumprir o próprio papel da universidade, que é o social", afirmou a coordenadora do escritório modelo de Arquitetura e Urbanismo, professora Maria Gleide. Criado há um ano, o local oferece serviços como projetos para construção e reforma, instalações hidrosanitárias e elétricas, drenagem e até de muros de contenção. Segundo a professora, esse tipo de atividade é fundamental para a efetiva formação dos futuros profissionais da Arquitetura, do Urbanismo e Paisagismo, bem como serve para pôr em prática conhecimentos adquiridos durante o programa de pós-graduação.

ATENDIMENTO - Na área odontológica, a instituição mantém seis clínicas onde são realizadas cirurgias, atendimento materno-infantil e especializado. Além disso, o público também conta com uma clínica de urgências odontológicas, dois laboratórios pré-clínicos, e de radiodiagnóstico.  

Moradoras da Rua Manoel Santos, no final de linha de Lauro de Freitas, Marcisa e Luciana Guerreiro, mãe e filha, respectivamente, afirmam ter tido  "atendimento personalizado" na clínica de odontologia. A primeira foi submetida a uma cirurgia e a segunda aguarda a sua vez.

 No hospital veterinário são realizados exames laboratoriais, cirurgias, odontologia e oftalmologia veterinária em animais de pequeno e grande portes. Uma rede de laboratórios oferece diagnóstico de doenças infecciosas, parasitárias, análises clínicas, reprodução animal, histopatologia, centro de bio-imagem (raios x e ultra-som) e canil.

Dentre os serviços que a clínica-escola de fisioterapia disponibiliza à população estão a reabilitação de fratura, tratamento de coluna, atendimento neurológico e de problemas respiratórios e hidroginástica. Em fonoaudiologia o atendimento é em atenção à saúde auditiva e concessão de próteses auditivas.

São cinco consultórios de nutrição para avaliação antropométrica e orientação nutricional,  além de sala de informática para cálculo de dieta. Por último, uma média de 300 pessoas com pendências judiciais são atendidas todos os meses no Núcleo de Prática Jurídica. Lá são oferecidos serviços nas seguintes áreas: Defensoria Pública, Direito Civil, Direito Penal, Direito da Família, Direito do Consumidor e Direito Tributário.

Os atendimentos são realizados estritamente à população carente,  que devem apresentar contas de consumo como luz, água ou telefone. A universidade mantém ainda exposição permanente de peças de anatomia animal e humana aberta à comunidade e que, em breve, deverão compor o maior museu de anatomia do Norte e Nordeste. 

Serviço: 

www.unime.com.br
End: Av. Luis Tarquínio, 600, Centro - Lauro de Freitas
E:mail: unime@unime.com.br
Telefone: (71) 3378-8900


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui