Nova especialidade reconhecida


>



O plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional – Coffito, reunido na noite desta quarta-feira, 7, aprovou parecer final do processo de reconhecimento de mais uma especialidade da fisioterapia: a Fisioterapia Esportiva.
 
"A especialidade de fisioterapia esportiva é uma conquista da categoria muito bem representada pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), que trabalhou por três anos no sentido de comprovar, ao Colegiado do Coffito, a capacidade e o diferencial dos profissionais desta área de atuação", afirmou o Dr. Euclides Poubel, presidente do Conselho, acrescentando que deve-se comemorar mais um grande passo da organização profissional da fisioterapia.
 
O processo foi iniciado na gestão anterior da Sonafe, pelo então presidente, Dr. Cláudio Monteiro. Devido às exigências estabelecidas pelo Coffito, o processo caminhou no sentido de comprovar objetivamente tais exigências. A atual gestão, presidida pelo Dr. Eduardo Merdedrut, impulsionou a criação dos comitês regionais em vários estados da Federação e a realização de provas de proficiência para titulação de novos sócios especialistas, "coroando o movimento continuado dos profissionais da área esportiva, tão reconhecidos socialmente, e agora legalmente como especialistas", destacou Euclides, enfatizando que o Colegiado do Coffito congratula os membros da entidade, em especial os responsáveis pela condução do processo. Poubel destacou ainda a coerência e a imparcialidade que foram demonstradas nas gestões do Dr. Cláudio e do Dr. Eduardo.
 
O Dr. Eduardo Mederdrut e o diretor do Comitê Regional da Sonafe no Distrito Federal, Dr. Márcio Antonelo, acompanharam a aprovação da nova especialidade. Eles ressaltaram a importância histórica deste momento para os especialistas da área e para a Fisioterapia, e demonstraram satisfação em ter conquistado este avanço de forma ética e coletiva. "Fico emocionado em estar presente em uma reunião do meu Conselho Federal e poder assistir a este fato tão desejado. Só tenho a agradecer por tudo que os conselheiros do Coffito fizeram pela Fisioterapia Esportiva, em especial ao coordenador do CICAT, Dr. Fernando Ferrari, que nos ouviu, ensinou e participou desta conquista", disse o presidente da Sonafe. 
 
Educação Continuada e regulação da atividade 
 
A criação da nova especialidade vai permitir que os fisioterapeutas tenham uma educação continuada. Para isso, após o curso de especialização, o profissional deverá passar por todos os órgãos reguladores - Conselho Regional, Sonafe e Coffito. 
 
O Dr. Fernando Ferrari disse que a fisioterapia esportiva abre um campo de trabalho muito considerável para toda a categoria. E destacou que a a partir de agora, com a especialidade reconhecida, é que a demanda por esses profissionais será atendida. "O reconhecimento da especialidade vai proporcionar a valorização, a expansão e a abrangência nacional da fisioterapia esportiva", disse.
 
A diretora-secretária do Coffito, Dra. Francisca Rego, considera que a Sonafe vai desempenhar muito bem o trabalho de regulação junto aos profissionais e junto às outras entidades representativas.
 
Nova especialidade reconhecida Nova especialidade reconhecida Revisado by Dani Souto on 04:30 Nota: 5

Nenhum comentário