Vereador propõe implantação de setor de fisioterapia nos postos de saúde






Posto de saúde com setor de fisioterapia. É o que pretende o vereador Rafael da Carvalho Lima (DEM), o Rafa, para todos os postos de saúde do município. A iniciativa, transformada em projeto de lei, deverá ser apresentada em plenário na Câmara Municipal nas primeiras sessões deste ano no mês de fevereiro.

Pelo projeto, os postos de saúde passariam a atender pacientes com problemas ortopédicos, neurológicos, respiratórios, reumatológicos, cardiopáticos, traumatológicos e até obstétricos. No último caso, segundo o autor, o serviço de fisioterapia ajudaria a gestante a ter um parto sem complicações. "A implantação de um setor de fisioterapia nos postos de saúde poderá trazer resultados satisfatórios à comunidade, considerando que o recurso terapêutico é indispensável no tratamento de diversas enfermidades", defende Rafa.

O vereador diz também que além de contribuir para a recuperação do paciente o serviço de fisioterapia nos postos de saúde vai reduzir custos de internações. "Há que se considerar também os custos que, certamente, serão evitados com as internações menos freqüentes e a menor demanda de pacientes a clínicas e hospitais conveniados com o município. Por outro lado, vai permitir que haja mais reservas a pacientes que inevitavelmente necessitam de outros tratamentos", explica o vereador, informando que o tratamento fisioterápico será realizado por um profissional da área qualificado e capacitado. Este deve ser, segundo o vereador, um profissional que possa utilizar técnicas manuais como mobilizações ativas, passivas ou ativas-assistidas.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui