UFMS realiza hoje aula inaugural do curso de Fisioterapia






Acontece nesta quinta-feira, às 19h30, a aula inaugural do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O curso, que até então era oferecido no estado apenas por universidades particulares, passa a integrar a grade de cursos da federal, possibilitando um ensino de qualidade e gratuito aos jovens interessados em ingressar na profissão.

"A saúde e a educação são reconhecidas como integrantes da realidade social, estando estreitamente ligadas à vida do ser humano em todas as suas dimensões. As Diretrizes Curriculares Nacionais lançam para os cursos da área da saúde o desafio de um currículo flexível, que respeite a diversidade, garanta a qualidade da formação e empregue uma estrutura mais prática e contextualizada, permitindo uma aproximação entre o projeto formador, a realidade social e às necessidades de saúde da população", explica a professora Mara Lisiane Moraes dos Santos, mestre em Saúde Coletiva pela UFMS e integrante do corpo docente do curso.

O professor doutor Albert Schiaveto de Souza, que também compõem o corpo docente do curso, complementa: "É neste contexto que tem início o Curso de Graduação em Fisioterapia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o qual vem contribuir com a formação do profissional Fisioterapeuta no Estado e na Região, preenchendo a lacuna da oferta da formação em Fisioterapia em uma universidade pública de Mato Grosso do Sul".

A aula inaugural acontecerá no Auditório do Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da UFMS com a participação de autoridades do estado, do presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, dr. Euclides Poubel e Silva, da coordenadora da Comissão de Educação, Científica e Acadêmica da Fisioterapia do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Francisca Rêgo de Oliveira de Araújo (professora da Universidade Potiguar-Natal/RN) e da coordenadora Nacional da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) e da Comissão de Políticas Públicas e Saúde do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Vera Maria da Rocha (professora da UFRGS).


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui