Kinesiotaping: técnica para aliviar dores






As fitas adesivas flexíveis reduzem o tempo de tratamento
Dores viscerais e musco-esqueléticas em geral podem ser combatidas com auxílio de uma nova técnica. Conhecida como Kinesiotaping, ou Bandagens Elásticas Funcionais, a técnica utiliza faixas elásticas adesivas que são peculiares por não limitar os movimentos.

A Kinesiotaping é aliada aos tratamentos tradicionais e seu uso pode reduzir o tempo de cura. "Uma lesão que levaria dez dias para curar pode ficar boa em quatro dias com o auxilio da bandagem elástica", explica o fisioterapeuta e especialista na técnica, Elton Matias Dias. Além disso, também é utilizada para aumentar o rendimento dos atletas.

O fisioterapeuta explica que o material utilizado não provoca alergias, não limita os movimentos e permite a transpiração do paciente.  Segundo Elton, "o sucesso desta técnica esta associado às particularidades da fita de bandagem que possui características elásticas, expande-se apenas em um sentido, tem característica delgada, ou seja, espessura e peso similares ao pele".

Bebês também podem se beneficiar do tratamento
A fita é confeccionada com algodão e possui uma cola sensível ao calor. Além disso, não possui princípios ativos, é hipoalergênica, à prova d'água e pode ser usadas por vários dias seguidos. "A principal característica é que não limita os movimentos do paciente e apesar da lesão, com a aplicação da fita ele não sente dor", afirma o fisioterapeuta.

A bandagem elástica pode ser usada em pacientes de todas as idades, inclusive em bebês para amenizar os efeitos das cólicas. Elton Matias explica que a Kinesiotaping também é recomendada no tratamento de pessoas que sofreram derrame e tiveram algum tipo de paralisia muscular.

Além de ser bastante recomendada no tratamento clínico, a técnica também tem sido muito difundido na área esportiva. O fisioterapeuta conta que durante as Olimpíadas de Pequim diversos atletas utilizaram a técnica, mas no Brasil, e em Sergipe ainda é pouco difundida.

Elton Matias Dias ministrará curso sobre a técnica
Curso

"Apenas profissionais treinados estão aptos a aplicar a técnica", explica Elton, que se especializou na Kinesiotaping, nos EUA e atualmente viaja ministrando cursos para difundir a técnica no Brasil. Em Sergipe, será ministrado um curso que é recomendado para professores de educação física, fisioterapeutas, ortopedistas e profissionais de saúde.

O primeiro módulo do curso será realizado entre os dias 15 e 17 de maio com Thiago Vilela Lemos, mestre em fisioterapia e especialista na técnica. O segundo módulo acontece entre 12 e 14 de junho e será ministrado por Elton Matias. Para mais informações clique aqui.

Por Carla Sousa

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui