Kinesiotaping: técnica para aliviar dores


>



As fitas adesivas flexíveis reduzem o tempo de tratamento
Dores viscerais e musco-esqueléticas em geral podem ser combatidas com auxílio de uma nova técnica. Conhecida como Kinesiotaping, ou Bandagens Elásticas Funcionais, a técnica utiliza faixas elásticas adesivas que são peculiares por não limitar os movimentos.

A Kinesiotaping é aliada aos tratamentos tradicionais e seu uso pode reduzir o tempo de cura. "Uma lesão que levaria dez dias para curar pode ficar boa em quatro dias com o auxilio da bandagem elástica", explica o fisioterapeuta e especialista na técnica, Elton Matias Dias. Além disso, também é utilizada para aumentar o rendimento dos atletas.

O fisioterapeuta explica que o material utilizado não provoca alergias, não limita os movimentos e permite a transpiração do paciente.  Segundo Elton, "o sucesso desta técnica esta associado às particularidades da fita de bandagem que possui características elásticas, expande-se apenas em um sentido, tem característica delgada, ou seja, espessura e peso similares ao pele".

Bebês também podem se beneficiar do tratamento
A fita é confeccionada com algodão e possui uma cola sensível ao calor. Além disso, não possui princípios ativos, é hipoalergênica, à prova d'água e pode ser usadas por vários dias seguidos. "A principal característica é que não limita os movimentos do paciente e apesar da lesão, com a aplicação da fita ele não sente dor", afirma o fisioterapeuta.

A bandagem elástica pode ser usada em pacientes de todas as idades, inclusive em bebês para amenizar os efeitos das cólicas. Elton Matias explica que a Kinesiotaping também é recomendada no tratamento de pessoas que sofreram derrame e tiveram algum tipo de paralisia muscular.

Além de ser bastante recomendada no tratamento clínico, a técnica também tem sido muito difundido na área esportiva. O fisioterapeuta conta que durante as Olimpíadas de Pequim diversos atletas utilizaram a técnica, mas no Brasil, e em Sergipe ainda é pouco difundida.

Elton Matias Dias ministrará curso sobre a técnica
Curso

"Apenas profissionais treinados estão aptos a aplicar a técnica", explica Elton, que se especializou na Kinesiotaping, nos EUA e atualmente viaja ministrando cursos para difundir a técnica no Brasil. Em Sergipe, será ministrado um curso que é recomendado para professores de educação física, fisioterapeutas, ortopedistas e profissionais de saúde.

O primeiro módulo do curso será realizado entre os dias 15 e 17 de maio com Thiago Vilela Lemos, mestre em fisioterapia e especialista na técnica. O segundo módulo acontece entre 12 e 14 de junho e será ministrado por Elton Matias. Para mais informações clique aqui.

Por Carla Sousa
Kinesiotaping: técnica para aliviar dores Kinesiotaping: técnica para aliviar dores Revisado by Dani Souto on 07:54 Nota: 5

Nenhum comentário