Fisioterapeuta será indiciada por homicio culposo






O procedimento estético que levou à morte a analista de sistemas Siomara Lima dos Santos, de 49 anos, na sexta-feira à tarde, numa clínica em Rio das Pedras, não podia ter sido feito por um fisioterapeuta. É o que garante o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Omar Lupi da Rosa Santos. 

— Embora não seja reconhecida como eficaz pela SBD, a carboxiterapia (técnica que usa gás carbônico para atenuar celulite e estrias) é um ato médico. Só um médico pode aplicá-la — afirmou Omar. — O que acontece é que há clínicas em que os médicos não têm tempo para acompanhar tudo e repassam a responsabilidade desses procedimentos para fisioterapeutas. Há um descontrole total sobre isso. Por isso, acontece uma morte como essa — completou.



Ação na Justiça 
A responsável pelo tratamento, a fisioterapeuta Marina de Oliveira Baptista, será indiciada por homicídio culposo (sem intenção de matar), segundo o delegado da 32 DP (Taquara), Leandro Aquino. O marido de Siomara, Fernando Campanelli de Moraes, disse que, se for confirmado que houve negligência, vai processar o Centro Médico e Estético — que funcionava sem alvará e foi interditado pela polícia. 

— Estou esperando o laudo médico com a causa da morte, que sai em 30 dias — explicou ele: — Mas todas as vezes que fui à clínica, e foram umas cinco, não havia nenhuma médica, só a fisioterapeuta, que dizia também ser enfermeira. Achei estranho quando disseram que, no dia da morte dela, havia duas médicas lá. 

Fernando afirmou que a saúde de sua mulher era muito boa. Os dois haviam acabado de fazer um check-up juntos e, segundo ele, nada de errado havia sido apontado nos exames dela. O marido de Siomara protestou contra a falta de fiscalização das clínicas de estética e se mostrou revoltado com a posição do diretor jurídico do Sindicato dos Médicos do Rio, Ivan Arbex, que defendeu o funcionamento do Centro Médico e Estético mesmo sem alvará.

— Ele disse que clínica médica não precisa de alvará, que isso é só burocracia. Então por que qualquer um que quer vender cerveja na praia precisa de um? E olha que essa é uma atividade que não lida com vida e morte — disse Fernando, após o enterro de Siomara, ontem à tarde, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui