13 de outubro é dia do profissional de Fisioterapia


>



Profissionais terão papel de destaque na preparação de atletas para a copa do mundo, olimpíadas e para-olimpíadas
 
Há mais de quatro décadas de muita luta, aperfeiçoamento e reconhecimento por parte da sociedade, as profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, responsáveis pela reabilitação física, estão ganhando cada vez mais destaque.
 
Em evidência, as profissões estão se aproximando mais da esportiva: futebol, basquete, vôlei, natação, tênis, entre outras modalidades, oferecendo tratamentos e soluções determinantes para o bom desempenho dos atletas. E o ápice das atividades será a preparação dos competidores na Copa do Mundo de 2014 e nos jogos olímpicos e para-olímpicos disputados em 2016.  
 
Com mais de 100 mil profissionais atuantes na área, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional são ciências da saúde que estudam, previnem e tratam os distúrbios funcionais do movimento que ocorrem em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas. 
 
No papel de reabilitação física, em especial, a Fisioterapia tem obtido significativo êxito. "Atletas e esportistas tem se beneficiado com os avanços tecnológicos e qualificação profissional alcançada pela área", explica Orlando de Carvalho, diretor da Carci, empresa que atua desde 1966 fornecendo produtos e soluções para o setor.
 
Um dos exemplos é o isocinético Biodex, uma das mais sofisticadas soluções para avaliação músculo-esquelético disponíveis no mercado. Ideal para auxiliar equipes de fisioterapeutas e médicos, o sistema permite analisar as condições reais dos atletas. "Graças aos recursos disponibilizados é possível obter resultados apurados e desenvolver tratamentos mais eficazes", explica Carvalho.
 
Na prática, o equipamento realiza completas avaliações esportivas que permitem identificar com precisão o nível de rendimento e quanto é possível exigir nos treinamentos. "Durante os próximos anos a preparação de nossos atletas e o suporte proporcionado pelos profissionais da Fisioterapia serão fundamentais para o bom desempenho dos brasileiros nas competições", enfatiza Carvalho.
13 de outubro é dia do profissional de Fisioterapia 13 de outubro é dia do profissional de Fisioterapia Revisado by Faça Fisioterapia on 05:44 Nota: 5

Nenhum comentário