Técnica alemã chega ao Brasil para revolucionar preparação de atletas







Especialista em ondas gigantes, o surfista Eraldo Gueiros é um dos primeiros atletas brasileiros a se beneficiar com um conceito revolucionário de fisioterapia e preparação física. Prestes a completar 47 anos, o pernambucano radicado no Rio é adepto dos métodos conhecidos como Sling Training e Sling Desk. Pouco comuns no Brasil, os dois conceitos foram criados na Alemanha, com o intuito de potencializar os efeitos da fisioterapia e do condicionamento físico.

Criado pelo médico alemão Hannspeter "Hape" Meier, o Sling Training foi introduzido no Brasil em 2009 pelo fisioterapeuta Cornell Coezijn, também da Alemanha. Capaz de trabalhar todas as partes do corpo, o método consiste no uso de cordas para a realização de movimentos específicos, supervisionados por um profissional especializado.

- Faço treinamentos de estabilização desde que tive uma sequência de contusões, que inclui lesões no joelho, pescoço e ligamentos. Posso dizer que o uso de cordas melhorou muito o meu tratamento e o meu recondicionamento físico. Aqui, mesmo lesionado, você consegue se movimentar - explica Eraldo.



Fisioterapeuta particular do surfista, Ariane Pitrez destaca que o Sling Training é uma forma de preparar o corpo do atleta para suportar movimentos bruscos e arriscados, tais como os provocados por ondas gigantes.

- Aqui podemos adequar o treinamento ao esporte praticado pelo paciente. Como trabalhamos a estabilização de uma forma potencializada, estamos preparando o atleta para situações que o seu esporte vá exigir. Quando ele chegar à uma competição, vai estar com o corpo mais preparado para suportar com naturalidade os movimentos mais difíceis - ressalta a profissional, que também já atendeu o surfista Carlos Burle e o lutador de jiu-jitsu Romulo Souza.

Além do Sling Training, outra técnica alemã que promete revolucionar o tratamento de lesões é o Sling Desk. Neste método, o paciente fica preso ao teto e é içado por 16 cordas presas a diversas parte do corpo. Este treinamento permite ao profissional fazer extensões e puxadas nos músculos muito mais fortes do que nas condições normais. A facilidade se dá graças à anulação da gravidade.

- O Sling Desk é capaz de diminuir a pressão dos nervos, trazendo um grande alívio da dor. Com ele, é muito mais fácil tratar contusões - analisa Ariane Pitrez.

Especialista no tratamento de atletas, ela explica que a tendência é que a fisioterapia esportiva se amplie cada vez mais.

- Tratar um atleta não é a mesma coisa que tratar um não atleta. Os esportistas demandam por uma recuperação mais imediata e, muitas vezes, não podem ficar inativos. Por isso, precisamos continuar investindo em métodos que proporcionem uma recuperação mais rápida e mais eficiente - finaliza ela.

 

Fonte: Sportv


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui