Crefito aplica 96 autos de infração por não profissionais 'trabalhando' no Sul de MS









Atividade requer pleno conhecimento
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 13) fez no inicio deste mês, de 2 a 6 de dezembro, sua ultima fiscalização do ano, abrangendo o sul de Mato Grosso do Sul. Na região foi surpreendido e apertou o cerco contra o exercício irregular da profissão, onde aplicou em 28 visitas, 96 autos de infração e dois ofícios de notificação. A fiscalização chegou em Laguna Carapã, Amambai e Ponta Porã, onde foram encontrado os piores casos, de ilegalidade. Como também, o Crefito esteve em Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Tacurú, Japorã e Vicentina. 
 
A equipe do Crefito flagrou um caso de exercício ilegal da profissão, em Laguna Carapã e em Amambai e Ponta Porã,  casos de delegação de funções privativas – quando o profissional atribui suas obrigações a pessoas não preparadas para isso. O caso de Laguna Carapã foi parar na delegacia, já os dois últimos serão alvo de processos éticos no conselho.
 
A agente fiscal Sarah Elisa Zizemer, apontou que tantos os profissionais, como quem contratou poderam responder pelas irregularidades. "Os fisioterapeutas são passíveis de uma abertura de processor ético e disciplinar. Nosso departamento jurídico analisará a conveniência de denunciar por exercício ilegal da profissão as pessoas que praticaram o ato privativo, apesar de delegado, contratado", afirmou.
 
Laguna Carapã
 
O caso de Laguna Carapã foi o mais grave entre os detectados. Em uma clínica foi localizado o cartão profissional de um homem que se intitulava fisioterapeuta e portava um número fictício de registro no Crefito 13. A proprietária do estabelecimento ligou para o "fisioterapeuta" convocando-o.
 
Ao ser questionado sobre suas atividades na empresa, ele afirmou ter se formado na Unigran de Dourados em 2011 e que atendia como fisioterapeuta no local. Ocorre que, no cadastro nacional de profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, seus dados não foram encontrados. "Solicitamos então a apresentação de sua cédula de identidade profissional para a comprovação de sua inscrição no conselho. Ele informou que a documentação estava na casa de sua mãe e que ele iria buscar", afirmou Marcio Maruyama, coordenador do departamento.
 
Ao retornar à clínica, o funcionário afirmou que sua documentação profissional e diploma estavam em uma pasta não encontrada. Como não foram apresentados documentos comprobatórios, a equipe solicitou que ele, junto a um policial e uma tabeliã, fosse até a Delegacia de Polícia de Laguna Carapã com a finalidade de oficializar a denúncia de exercício ilegal da profissão.
 
A Unigran informou que o rapaz havia sido acadêmico do curso. Contudo, não concluiu o curso.
 
Amambai e Ponta Porã
 
Em ambos os municípios foram detectados casos de delegação de funções privativas. O primeiro foi localizado em uma clínica de Amambai, onde uma ajudante fazia as atividades de supervisão dos pacientes em cinesioterapia, manipulação de aparelhos de eletroterapia e posicionamento de eletrodos e placas de aparelhos de eletroterapia.
 
Já em Ponta Porã a mesma situação foi confirmada em uma clínica na qual foi confirmado que pessoa não habilitada instruía treino de marcha em barra paralela a um portador de patologia neurológica.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui