Fisioterapeuta Globalizado: IV Jornada Acadêmica de Fisioterapia do CREFITO-8








O CREFITO-8 realizou na última quarta-feira, 18 de março, a 4ª edição da Jornada Acadêmica de Fisioterapia e, novamente, o evento foi um grande sucesso, contando com a participação de quase 300 pessoas, entre acadêmicos, profissionais e docentes.

O tema apresentado este ano foi "Fisioterapeuta Globalizado", com a palestra de vários profissionais e especialistas fisioterapeutas que atuam ou atuaram em diversos países e explanaram as suas experiências de viver e trabalhar com a Fisioterapia fora do Brasil.
Além dos palestrantes contarem sobre a experiência pessoal, o Crefito-8 direcionou o evento para que cada um trouxesse informações sobre cada país, além das dúvidas mais comuns como: quais as demandas de trabalho para fisioterapeutas brasileiros no país, dificuldades encontradas, pontos positivos e negativos da profissão no país, realidade da Fisioterapia na Saúde Pública, área da profissão que mais se destacam, permanência no país e regulamentação para o trabalho, vantagens profissionais e financeiras e perspectivas de futuro, etc.

Falando sobre a Fisioterapia no Canadá, esteve presente o Dr. Rubens Alexandre da Silva Junior. Sobre a Fisioterapia na Espanha, falou o Dr. Alonso Romero Fuentes Filho. Sobre a Alemanha, falaram as fisioterapeutas Dras. Carolina Artigas Faucz e Ina Fischer, que é fisioterapeuta alemã e está atuando no Brasil em intercâmbio. Para falar sobre a Fisioterapia na Austrália, esteve presente a Dra. Aldre Izabel Pchevazniki. Sobre a atuação do fisioterapeuta nos Estados Unidos, falou a Dra. Rejane Mariotto e o Dr. Felipe Hermann, que falou também sobre a Fisioterapia na Coreia do Sul.
Para falar sobre a Fisioterapia na Irlanda do Sul, esteve presente a Dra. Marcela Portes Rocha e, concluindo a série de palestras, a Dra. Eliane de Souza Arruda proferiu uma palestra sobre a Fisioterapia em Portugal e sobre a Declaração de Bolonha (equivalência das profissões nos diversos países da comunidade européia).

A Comissão Acadêmica do CREFITO-8 (CAFITO) participou da organização do evento e o membro da CAFITO, Dr. Henrique Gama proferiu uma palestra sobre Movimento Estudantil.

Durante o evento, dentro do Programa Movimento Paraná, desenvolvido em parceria com as Associações das Especialidades da Fisioterapia, Instituições de Ensino, Sindicatos e especialistas fisioterapeutas foi lançando dois ícones que serão seus porta vozes, e vão agregar mais credibilidade àqueles que tratam das pessoas pelo estudo do movimento: "Os Doutores do Movimento". Os novos mascotes conferem personalidade ao fisioterapeuta especialista, enaltecem cada área de atuação e caracterizam o programa.
Esta ação, assim como todas as ações de 2015 do CREFITO-8, integram o Programa Movimenta Paraná e buscam, desenvolver a identidade do fisioterapeuta como profissional apto ao enfrentamento das DCNts (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), tendo como foco os fatores de risco: obesidade, hipertensão, diabetes e inatividade física.

"A IV Jornada foi elaborada com o objetivo de chamar a atenção dos acadêmicos e de atender as expectativas destes que estão entrando na profissão. E assim, decidimos falar sobre a nossa profissão no exterior e sobre as expectativas de se viver e trabalhar fora do Brasil. Hoje também foi o lançamento do Programa Movimenta Paraná, que tem o fisioterapeuta generalista e especialista como protagonistas das ações de saúde. Assim, surgiram dois personagens, o Doutor e a Doutora Movimento, que foram desenvolvidos com as 12 Associações das Especialidades e que neste ano vão representar os fisioterapeutas especialistas". (Dr. Abdo Zeghbi, presidente do CREFITO-8)

"O tema foi interessante, pois tirou dúvidas das maneiras de ingresso em diferentes países, nos variados níveis de graduação". (Breno Monte Serrat de Moura, 3º período UFPR)

"Foi muito bom poder conversar com profissionais com tanta experiência. Posso afirmar que esta foi a melhor jornada acadêmica de todas". (Dra. Helena Pacheco)

"As palestras foram bem interessantes e satisfatórias. Trouxeram informações e experiência de profissionais fisioterapeutas, que atuaram em diferentes países. Esclareceram dúvidas e despertaram o interesse para essas experiências". (Marina Aleixo Cordeiro, 1º período, UFPR)


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui