Startup portuguesa cria sistema para fazer fisioterapia em casa












Criada em 2013 por Vírgilio Bento, a startup apresentou hoje a SWORD Arya, uma estrutura 'user-friendly' que permite acelerar a recuperação destes doentes pelo próprio paciente ou cuidador sem sair de casa, uma "abordagem revolucionária" que possibilita "avanços mais rápidos" e "uma redução de custos até cinco vezes", através do acompanhamento online permanente e presencial, segundo diz a empresa em comunicado.


"O princípio é simples", diz a empresa, que é já considerada pela Comissão Europeia como uma das mais inovadoras da Europa, explicando que inicialmente o doente é avaliado pessoalmente pela equipa clínica de terapeutas da SWORD Health que define as necessidades específicas e prescreve o programa de reabilitação.

Depois com sensores de movimento, são digitalizados e registados todos os movimentos do doente, na sua frequência e amplitude, sendo estes transferidos para um tablet, o que permite assistir por um lado o doente na correção imediata do exercício e, por outro, dar indicações à equipa clínica sobre a evolução do tratamento e ajustar procedimentos.

A aplicação Arya guia cada doente durante a sessão e a equipa clínica faz uma monitorização contínua da evolução do doente, dando 'feedback' em tempo real sobre o seu desempenho, ajustando o plano consoante necessário e fazendo deslocações periódicas a casa do paciente sempre que se justifique.

A empresa diz que o novo paradigma "já é uma realidade" e conta "com um número crescente de utilizadores domésticos que atestam o seu sucesso".

Isto face às longas listas de espera no sistema convencional para se aceder ao primeiro tratamento e "num cenário de estagnação na área da reabilitação em Portugal nos últimos anos e de uma população cada vez mais envelhecida", segundo se lê no documento.

"A preocupação em criar uma solução que responda às dificuldades do modelo atual nasceu das dificuldades sentidas na pele por Virgílio Bento quando o seu irmão, após um grave acidente, se deparou com uma grande dificuldade de acesso a serviços de reabilitação, o que retardou a sua recuperação", conta a empresa no documento.

"O nosso objetivo é democratizar o acesso a uma reabilitação eficaz e de alta intensidade, colocando a tecnologia efetivamente ao serviço da saúde", afirma o fundador e presidente executivo da SWORD Health, Vírgilio Bento, citado no documento.

A SWORD Health já levantou três rondas de investimento com dois grupos de investidores particulares ('business angels'), 150 mil euros em abril de 2014, 250 mil euros em março de 2015 e 400 mil euros em investimento de uma capital de risco em novembro 2015.

A startup tornou-se na primeira empresa portuguesa a ser integrada na maior aceleradora de comunidades seniores, o Aging 2.0 em São Francisco, e criou uma parceria com a maior cadeia de centros de reabilitação norte-americana Genesis Rehab, que atua em 45 estados norte-americanos, emprega 18 mil terapeutas e ajuda a reabilitar 45 mil doentes por dia.

A ideia de criar um programa de reabilitação adequado às especificidades de cada doente valeu à equipa de investigação uma distinção em 2011 com o prémio 'Highest Future Impact', numa conferência mundial de engenharia Biomédica, em Boston, nos Estados Unidos.

Além disso, a SWORD Health foi a primeira empresa portuguesa a ser financiada pelo SME Instrument, programa europeu de apoio a pequenas e pequenas e médias empresas (PME) do Horizonte 2020, com um milhão de euros, entrando naquela que é considerada a "Liga dos Campeões das empresas mais inovadoras da Europa", refere o comunicado.


A SWORD Health já deu os primeiros passos na sua internacionalização com a escolha a recair nos Estados Unidos, estando a preparar a sua entrada na China.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui