São Paulo ganha museu dedicado à anatomia humana






 

Após diversas mudanças na estrutura da USP, os modelos de Bovero foram parar no Instituto de Ciências Biomédicas e ficaram expostos ao público de 1990 a 2014. Mas as peças ficavam em prateleiras, sem nenhum critério.

O novo museu foi pensado e organizado pelo biólogo e anatomista Edson Aparecido Liberti — que, gentilmente, fez um tour comigo pelo local e me contou toda essa história que repasso a vocês. O design do espaço teve a assessoria de profissionais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

E o lugar merece elogios: ao contrário de olhar para prateleiras antigas, o visitante é guiado por um ambiente moderno segmentado nos diversos sistemas que compõem o corpo (nervoso, cardiovascular, reprodutivo…). Em vez de textos gigantes para explicar o significado de cada peça, é possível interagir com um tablet e ter informações pontuais sobre cada uma delas.

Visitante pesquisa nos tablets informações sobre as partes do corpo em exposição

No meio do passeio, você conhece o laboratório e o escritório de Alfonso Bovero. A estação conta com livros, instrumentos cirúrgicos, microscópio e máquina de escrever originais do cientista italiano.

O centro de anatomia está aberto de terça a sexta-feira e a entrada é franca. Pelas manhãs, as visitas são exclusivas para excursões escolares com alunos acima de 12 anos — é preciso agendar previamente pelo e-mail mah@icb.usp.br. O público geral pode conhecer o lugar no período da tarde, entre meio-dia e 16 horas.

Confesso que fiquei empolgado com a inauguração de um espaço dedicado exclusivamente à anatomia. Num primeiro momento, as peças podem até chocar os mais sensíveis. Mas, conforme analisamos os órgãos e tecidos, nos naturalizamos e até nos identificamos. Além disso, percebemos aos poucos a importância que elas tiveram para a formação de diversas gerações de médicos e outros profissionais da saúde. Para aqueles que, mesmo assim, permanecem com receio, o professor Edson tem um argumento infalível. "Precisamos ter medo dos vivos, não dos mortos".

O Museu de Anatomia Humana ainda supre um pouco a necessidade enorme que temos em São Paulo — e no Brasil como um todo — de espaços dedicados à disseminação dos assuntos relacionados à ciênciasaúde. Precisamos cobrar das autoridades para que centros como esse se tornem cada vez mais comuns e acessíveis.

Serviço

Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero
Instituto de Ciências Biomédicas III – Cidade Universitária
Avenida Professor Lineu Prestes, 2415 – Butantã
Aberto de terça a sexta-feira, no período da manhã (para excursões escolares com agendamento prévio) e de tarde (para o público geral)
Entrada Franca
Mais informações, acesse: http://museu.icb.usp.br/


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui