Uninorte vai oferecer atendimento fisioterapêutico para a população







Centro de reabilitação com equipamentos de ponta 








No objetivo de chegar mais perto da população de Rio Branco e oferecer alguns dos serviços realizados pelos preparados acadêmicos. A Clínica Escolar de Fisioterapia da Universidade Educacional do Norte (Uninorte) inicia a partir do dia 22 de fevereiro atendimento gratuito à comunidade. Os atendimentos fisioterapêuticos nas áreas de ortopedia, neurologia, traumatologia, reumatologia e respiratória serão realizados por meio de agendamento a partir do dia oito deste mês.

Os trabalhos que serão realizados pelos acadêmicos dos cursos de fisioterapia da Uninorte estarão sendo supervisionados pelos docentes. Os procedimentos são para auxiliar no restabelecimento de alguma lesão até o retorno à atividade física. No objetivo de sanar os fatores desencadeantes e propiciar o retorno das pessoas em melhores condições.

Este é o principal alvo dos estudantes, oferecer os serviços à população de forma gratuita. Já que a fisioterapia é a terapia pelo movimento, que busca o restabelecimento de função. Com isso, os estudantes conhecerão os problemas que aflige parte da população que sofre com algum problema físico, pela falta de atividades relacionadas a algum trauma ou lesão.

A direção da Uninorte informou que os trabalhos oferecidos pelos acadêmicos é uma forma de aproximar os laços da instituição com a população. E destacaram que o atendimento será realizado por professores e acadêmicos do Curso de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

Para que os atendimentos aconteçam de forma organizada e com eficiência, a direção da Clínica Escolar de Fisioterapia disponibilizou o número 3302-7064, para a população realizar os agendamentos no horário de funcionamento da Clínica. Os agendamentos já podem ser realizados a partir da próxima segunda-feira. Sendo que os trabalhos de atendimento serão realizados a partir do dia 22 deste mês.

Benéficos da fisioterapia - A Fisioterapia é o ramo da saúde que estuda, avalia, previne e trata os distúrbios do movimento decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.

A Fisioterapia pode atuar no desenvolvimento de ações preventivas primárias, secundárias e terciárias, ou seja, antes da doença/patologia manifestar a(s) sintomatologia(s), podem ser desenvolvidas intervenções preventivas.
Áreas da Fisioterapia

Fisioterapia Laboral - Atua em empresas, intervindo preventivamente e/ou terapeuticamente, com o intuito de reduzir os índices de doenças ocupacionais.

Fisioterapia em Geriatria - Utiliza procedimentos que visam estimular os músculos, evitar o seu enfraquecimento e treinar a coordenação motora de pessoas idosas.

Fisioterapia em Obstetrícia – Actua com o objectivo de corrigir as alterações posturais e algias decorrentes da gestação, minimizar o edema gestacional com auxílio da Drenagem Linfática Manual e, ainda, a preparação da gestante para o período pós-parto.

Fisioterapia em Neurologia - Área da fisioterapia que visa reabilitar utentes com distúrbios neurológicos que envolvam as funções motoras, baseando-se em exercícios que promovam a restauração das mesmas, de forma a resolver deficiências e aperfeiçoar padrões motores.

Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia - Utiliza a cinesioterapia (terapia por movimentos), electroterapia e a termoterapia / crioterapia para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de utentes com fracturas, traumas musculares, entorses, entre outros.

Fisioterapia Respiratória - Utiliza técnicas e manobras que visam melhorar a dinâmica respiratória e a distribuição do ar inalado no pulmão, remover secreções brônquicas, obtendo assim uma melhor função respiratória.

Fisioterapia em Reumatologia - Melhora os movimentos de utentes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos.

Fisioterapia Pediátrica - Especialidade que utiliza métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades neurológicas e cardiorespiratórias de crianças.

Fisioterapia Desportiva - Atua diretamente nas atividades desportivas, na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas em clubes desportivos, etc.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui