Fisioterapeuta condenada por emitir 68 recibos falsos






A fisioterapeuta Marineide Costa do Nascimento Oliveira foi condenada pela prática do crime de falsidade ideológica mediante o fornecimento de 68 recibos fisioterápicos falsos, entre os anos de 2001 e 2003. Os documentos foram usados por 11 pessoas para sonegar tributos federais. Ela ainda foi condenada por uso de documento falso em virtude de apresentar à Receita Federal fichas falsas de acompanhamento dos pacientes, com o objetivo de comprovar a veracidade das informações fornecidas pelos contribuintes que receberam os recibos. A condenação foi obtida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco. 

A Justiça fixou a pena de Marineide Oliveira em dois anos e seis meses de reclusão, que foi substituída por prestação de serviços à entidade pública, além do pagamento de multa. O MPF já recorreu para aumentar a pena da condenada,  mas em razão de Marineide Oliveira ter praticado o crime, de forma continuada, durante quase três anos.

Durante a ação penal foi comprovado que a profissional não prestou qualquer serviço fisioterápico às pessoas que pleitearam dedução da base de cálculo do Imposto de Renda e não recebeu o pagamento de honorários. De acordo com a denúncia oferecida pela procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar no ano passado, um dos supostos pacientes chegou a receber 24 recibos falsos, no valor total de R$ 21 mil.

Tanto os documentos provenientes da fiscalização da Receita Federal quanto a confirmação da própria fisioterapeuta em audiência embasaram a sentença condenatória  da 13ª Vara Federal em Pernambuco.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui