Primeira vértebra impressa em 3D foi implantada em rapaz de 12 anos







Vertebra

Uma equipe de médicos da universidade de Pequim na China conseguiram substituir parte de uma vértebra por uma peça impressa em 3D. Segundo a equipe, este implante consegue uma melhor adaptação ao osso já existente reduzindo o tempo de recuperação. Este pedaço de osso artificial foi impresso usando titânio em pó.

Foi a primeira vez que foi utilizada uma impressora 3D para criar uma prótese à medida do doente, neste caso um rapaz de 12 anos que tinha um tumor na parte superior da coluna. Foi necessário remover uma parte de osso para parar a progressão do cancro e os médicos optaram por este método em vez do tradicional que faz com que seja necessário usar parafusos para fixar a prótese.

Esta prótese foi desenhada para se adaptar aos ossos circundantes não necessitou de grandes esforços para se fixar. A equipa médica fez pequenos furos na peça para que osso crescesse para dentro da peça metálica incorporando-a na coluna vertebral o que faz com que as hipóteses de deslocação da peça sejam quase nulas.

Esta equipe da Universidade de Pequim começou a estudar esta solução de impressão 3D em 2009 e começou os ensaios clínicos em 2012. Esta é a primeira vez que esta técnica é testada num paciente humano.

Matéria original


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui