Curso de Ergonomia Ocupacional






Curso de Ergonomia Ocupacional

07 e 08 de novembro 2007 - Vagas limitadas.

Ementa: O que é Ergonomia Ocupacional? A que se dedica? Quais as ciências que a formam? Como aplicar eficientemente a ergonomia no ambiente de trabalho? São perguntas que serão esclarecidas e aprofundadas neste curso de 20 horas.

Objetivo: Capacitar os participantes na Observação dos Riscos Ergonômicos causadores de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais, sejam eles de origem física, psíquica, cognitiva, organizacional ou visceral. Introduzir a metodologia de Análise Ergonômica do Trabalho com objetivo de diagnosticar e propor mudanças positivas nos ambientes, sistemas, rotinas e postos de trabalho.

Conteúdo Programático: Ferramentas da Qualidade e Produtividade, Pensamento Cartesiano, Meio Ambiente de Trabalho, Perfil do Trabalhador Brasileiro, Epidemiologia - Saúde Pública, Evolução Estrutural do Humano - Filo, Onto e Retrogênese, Revisão Biomecânica da Fisiologia Articular da Coluna Vertebral, Sistema Musculoesquelético, Sistema Circulatório, Sistema Psicossomático e Psicodinâmica do Trabalho (Stress e Burnout), Sistema Visual, Aspectos Psicofisiológicos, Cognição e Erro Humano, Direito Infortunístico, Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais, Introdução à Ergonomia, História da Ergonomia, Definição, Tipos e Abordagens, Técnicas de Observação Sistemática, Ação Ergonômica e Etapas, Sistematização, Problematização e Classificação, Elaboração do Parecer da Apreciação, Prática da Problematização, Ginástica Laboral, Gestão do Stress e Burnout, Prática da AET/ECA, Elaboração do Laudo Ergonômico, Diferenças entre Laudo e AET no proposto e no real - Com leitura da cartilha da NR17, RTs e anexos, Entrevistas, Questionários, Surveys e Checklists, Noções de Ergodesing (projetação de posto de trabalho), Ergoftalmologia, Comitê de Ergonomia, Gerenciamento Ergonômico do Trabalho, WorkCare Management, Aspectos legais da ergonomia no Brasil - Leis e Normas (inclusive IEA, ANSI, OSHA, OHSAS18001, ABNT, BS8800 e SA8000), Conflitos em Editais.

Palestrante: Prof. José Henrique F. Alves: Presidente da ASBEO – Associação Brasileira de Ergonomistas Ocupacionais, Especialista em Ergonomia pela PUC-Rio; Especialista em Gestão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida pela Estácio-Rio; Educador Ambiental pela FUBRA-DF; Consultor de empresas como Claro, Listel, Sulamérica,Telemar, Distr. Panarello, Transpetro, Victor Hugo, HSBC, TransOcean,Schlumberger,GasOil, Concremat, Eletrobrás e Light; Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapia do Trabalho - SOBRAFIT; Presidente da ASBEO – Associação Brasileira de Ergonomistas Ocupacionais; Analista de Risco Ergonômico de diversas Assessorias do Brasil; Fundador da ONG GESSTO - Grupo de Estudos para Saúde e Segurança no Trabalho Organizado; Bacharel em fisioterapia pela FRASCE; Ergonomista da Fundação COGE; Diretor da ABRAFE - Agência Brasileira de Apoio ao Fisioterapeuta Empreendedor; Ergonomista com mais de 400 profissionais capacitados

LOCAL

Rua Helena, nº 218 - Ed.TradeTower, Auditório, 1º andar, Vila Olímpia-SP

Horário: Das 9:00h às 17:30h



INVESTIMENTO

Á vista:
R$ 350,00 2 vezes de:
R$ 190,00




INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Preencher a Ficha de inscrição no site: www.grupoposture.com.br e enviar o comprovante de pagamento por fax (11 3845-8738), ou scaneado por e-mail (contato@grupoposture.com.br).

EFETUAR O DEPÓSITO NO:
Banco: UNIBANCO
Ag: 1005
C/C: 137521-9
POSTURE COM. DE ART. E SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA LTDA.

Obs: Caso não for atingido um número mínimo de participantes, o curso poderá ter a data prorrogada. Em caso de prorrogação, os participantes já inscritos podem solicitar o reembolso da inscrição.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 02/11/2007.

Maiores Informações entre em contato:
11 3845-8738
contato@grupoposture.com.br
www.grupoposture.com.br
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui