Centro de equoterapia começou a funcionar no sábado







Centro de equoterapia começou a funcionar no sábado


Depois da sua apresentação e inauguração em 23 de dezembro passado, no sábado passado, 8, foi a vez do início de atividades do Centro de Equoterapia Bosque da Matrinchã. Uma primeira apresentação da prática de equoterapia foi feita. Wesley Barros e Luciana, casal que está a frente do Centro de Equoterapia, mostraram para os visitantes as instalações da Fazenda onde funciona a nova terapia que é opção na região. O local é lindo, um lago e muito verde, com boas instalações físicas e todo equipado. São 12 cavalos apropriados para equoterapia e equitação. Galpão e também áreas abertas para a lida com os animais. Há sala aberta ao lado do lago para convivência e outros cômodos na sede da fazenda para os procedimentos referentes a terapia, bem como rampa para fácil deslocamento de deficientes em cadeiras de roda. Explicaram os empreendedores que a equoterapia é uma prática onde pessoas com necessidades especiais são levadas a lidar com cavalos, cavalgar, com a ajuda de equitadores e isso resulta num tratamento com resultados maravilhosos.


Centro tem vários profissionais da área de saúde e educação


Médico, Fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, pedagogo, equitador e outros profissionais estão integrados ao Centro de Equoterapia, isto porque o praticante sempre precisa de acompanhamento destes profissionais no complemento do atendimento. Contato com o cavalo e cavalgada é uma extensão de um tratamento que começa dentro de um consultório. Explicaram Wesley Barros e Luciana que o Centro de Equoterapia tem uma equipe multidisciplinar voltada para o mesmo objetivo de busca da melhoria da condição de vida do praticante.


Quem precisa de Equoterapia


É muito abrangente a aplicação da Equoterapia. A prática de ter contato com cavalos e montar objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas portadoras de deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais:
a) deficiências físicas ou mentais causadas por:
• lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular (AVC/traumatismo craquiano)
• patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos;
• disfunções sensório-motoras.
* Acidentados
b) necessidades especiais causadas por:
• necessidades educativas especiais;
• distúrbios motores sensoriais:
- evolutivos;
- comportamentais;
- de aprendizagem.
* Problemas ortopédicos


Na manhã de sábado passado, 8 apareceram dezenas de pessoas no local (há 8 quilômetros de Israelândia) para conhecer. A unidade de saúde já conta, para o início dos trabalhos, com mais de 70 pacientes. Só de Jussara estão vindo mais de 30 praticantes de equoterapia. O Centro de Equoterapia conseguiu importantes convênios para o tratamento de pacientes, inclusive com o SUS. Em Iporá os hospitais Evangélico e São Paulo farão encaminhamentos para o mesmo.


Prefeituras interessadas em firmar convênios devem contactar o Centro de Equoterapia Bosque da Matrinchã pelos fones 64 9962-7405 ou 9949-1794.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui