O perigo dos cursos de final de semana na fisioterapia






Participo da lista EFISIO, e alguns dias atrás teve um questionamento muito pertinente que envolve os cursos para fisioterapeutas de 10,12 horas, terminologia desses cursos e o que envolve as especialidades da fisioterapia.

O questionamento, que partiu do Dr. Fabiano Bartmann, que recebeu um curriculum de uma fisioterapeuta que tem um curso de Técnicas osteopáticas. E depois procurou na própria net e descobriu algumas escolas oferecendo essa formação em cursos de 1 semana ao pouco mais.

Sabemos que uma das especiliades que o COFFITO reconhecia era a Osteopatia.

Então o Drº perguntou

"- Qual a diferença entre a formação de especialização e técnicas osteopáticas?

- Se o COFFITO reconhece a especialização em osteopatia, como pode existir um curso com um pedaço da carga-horária reconhecida?

- Se o fisioterapeuta faz o curso de técnicas osteopáticas, qual o impedimento legal de ele anunciar que tem formação em osteopatia ou técnicas osteopáticas?" (SIC)


Se o COFFITO determinava a Osteopatia como especialização e tem cursos de 1500 horas sobre essa formação, ter um curso de "final de semana" que ofereça um resumo dessa especilização é tentar "vender um produto" para fisioterapeutas através desses cursos.

Não é correto fisioterapeuta colocar no curriculum formação em técnicas osteópáticas e sim que que ele fez um curso sobre isso tal assunto. Formação exige curso com muito mais horas e estudos que esses cursos de final de semana.

Termino esse post com mais duas observação do Drº Fabiano:

"O fisioterapeuta que cursa uma especialização reconhecida pelo COFFITO, com 360 horas de carga horária, está sendo ENGANADO.
E "Título de Especialista em Terapia Manual Osteopática", não existe perante o COFFITO. Pode existir para o MEC, que autoriza as universidades ministrarem cursos de especialização com 360 horas."

"Sobre usar ou não titulações.
Em tudo tem que haver o bom senso, mas no meu ponto de vista, existe um desespero de vender o produto e publica tudo que pode e não pode."

1ª OBS.: E como tudo na vida é aprendizado, o próprio Drº corrigiu-me quando me fez a seguinte pergunta: "Queria te perguntar uma coisa, que me chamou atenção: especialização em RPG. Onde tu fez essa especialização? Te pergunto, até onde eu saiba, o RPG é uma técnica."

O RPG não é uma especilização como estava no meu perfil feito a algum tempo.

2ª OBS.: A reprodução do conteúdo foi autorizado pelo Drº Fabiano.
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui