Fisioterapeuta revela 'travada' de Minotauro antes da luta no UFC Rio






ufc minotauro fisioterapia (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

Um anjo da guarda. Assim pode ser definido o papel da fisioterapeuta Angela Côrtes na recuperação de Rodrigo Minotauro. Se o peso-pesado está prestes a entrar no octógono na noite deste sábado, quando enfrenta Frank Mir, a maior parte dos créditos vai para ela, que saiu dos Estados Unidos só para cuidar do lutador e quer a vitória como presente justamente no dia do seu aniversário.

Hoje, Angela diz que ele faz já parte da família. E lembra que, pouco antes do auge da volta de Minotauro ao octógono, contra o americano Brendan Schaub, no UFC Rio, teve de lidar com um problema inesperado, mas segundo ela, puramente emocional:

- No dia da luta, na hora de a gente sair, fui entregar a roupa para ele, que saiu do banho e me disse: "Travou" (apontando para o quadril). Era tudo psicológico. Eu sabia, porque já conheço ele. Fiz ele sentar e falei: "Cara, nós trabalhamos muito, acreditamos muito, só Deus sabe. Esta noite é sua. Vai ser no primeiro round" - revelou ela, emocionada.

Rodrigo Minotauro lutando contra Brendan Schaub no UFC Rio (Foto: AP)

No fim das contas, tudo deu certo. Minotauro venceu a luta por nocaute aos 3m09s do primeiro assalto, exatamente como Angela havia previsto. Ela conta que não segurou a emoção: caiu de joelhos, literalmente, na plateia da Arena da Barra. Era a prova de que todo o trabalho havia sido bem feito. Valeu a pena.

- Eu estava nos Estados Unidos em 2010, trabalhando com o Marc Philippon, um renomado artroscopista de quadril. No dia 30 de dezembro, ele me ligou e disse que tinha feito uma cirurgia dias antes em um atleta, que não estava tendo uma recuperação boa, e me perguntou se eu podia vir para o Brasil para fazer a recuperação dele. Eu não sabia quem era, não conhecia nada de lutas, e o meu marido incentivou, disse que eu ia cuidar de uma lenda. Depois o Rodrigo (Minotauro) me ligou, vim para o Brasil e no dia 15 de janeiro tivemos o primeiro contato. A partir daí era diário. Ele dormia na minha casa, e houve uma integração boa das famílias - lembra ela.

Minotauro e sua fisioterapeita Ângela Côrtes (Foto: Reprodução/Twitter)

Fisioterapeuta há 17 anos, Angela chegou a fazer trabalho específico em Minotauro por sete horas diariamente. Além disso, era ela quem controlava a quantidade de esforço permitida nos treinos e a alimentação, além de "filtrar" o que chegava até o lutador: problemas eram proibidos. Outra função fundamental foi trazer o fisiologista Cláudio Pavanelli, também importante na recuperação. O início, segundo ela, foi a parte mais difícil:

- Tive que entrar no motivacional dele. Quando chegou, ele estava bem traumatizado, não tinha muita esperança, estava todo duro e rígido, com dores. Perguntei o que ele desejava, e ele disse que não estava conseguindo assistar mais às lutas, não estava vendo mais chance de voltar. E falei: "Você não me tirou lá dos Estados Unidos para isso...". Então ele disse: "Quero voltar a lutar".

A fisioterapeuta garante que Minotauro não sente mais dor no quadril, operado duas vezes. O trabalho feito é para manter os grandes avanços conquistados desde o início de 2011, como a flexibilidade muscular e da articulação. Com o "corpo equilibrado", ela explica, "Big Nog" melhora seu desempenho na luta.

Rodrigo Minotauro enfrenta Frank Mir no co-evento principal do UFC 140, em Toronto, no Canadá, na noite deste sábado. O evento também terá as lutas entre o atual campeão dos meio-pesados, Jon Jones, e Lyoto Machida, e entre Rogério Minotouro e Tito Ortiz. O canal Combate transmite tudo ao vivo, a partir das 20h50m (Brasília), e o SPORTV.COM acompanha em Tempo Real.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui