Contratação de 200 fisioterapeutas é a maior da história do DF







A posse de 200 fisioterapeutas na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, representa a maior contratação de profissionais na especialidade da história do DF. Ao todo, na atual gestão da SES/DF foram chamados 310 fisioterapeutas aprovados em concurso público realizado em 2009.

De acordo com o coordenador de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da SES/DF, Júlio César Isidro, em 2002 a SES/DF contava com apenas 38 fisioterapeutas. Em 2008 o número subiu para 215 e nos últimos dois anos triplicou, somando 613 profissionais em 2013.

Como reconhecimento, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região entregou placas para homenagear o governador Agnelo Queiroz; o secretário de Saúde, representado pelo secretário-adjunto, Elias Fernando Miziara; o secretário de Administração Pública, Vilmar Lacerda e a subsecretária de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Sugetes), Maria Natividade.

Júlio Isidro informa que a profissão de fisioterapeuta é nova, tem apenas 50 anos. "Os primeiros concursos públicos em fisioterapia e terapia ocupacional foram realizados no inicio dos anos 90 e neste ano tivemos a maior contratação da história no DF", destaca.

Segundo o coordenador, esses profissionais vão atuar na atenção primária e nos hospitais da rede pública, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrica e neonatal. Os fisioterapeutas serão responsáveis por dar suporte para melhorar as funções respiratória e motora dos pacientes internados nos hospitais.

Na área de reabilitação ambulatorial, os profissionais vão ter a responsabilidade da reabilitação físico-motora, melhorando a capacidade muscular, bem como a amplitude dos movimentos articuladores.

Fonte: SES-DF


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui