Médica Veterinária pode fazer Fisioterapia?


>





E aí Conselho Federal e Conselhos Regionais?

Quem além do Fisioterapeuta pode fazer Fisioterapia???
Médica Veterinária pode fazer Fisioterapia? Médica Veterinária pode fazer Fisioterapia? Revisado by Dani Souto on 12:46 Nota: 5

10 comentários

Jefferson Rocha disse...

Quem além do médico veterinário pode fazer Fisioterapia EM ANIMAIS???

Dani Souto disse...

Que não utilize o termo FISIOTERAPIA!

Marinilda disse...

Fisioterapia é pra humanos! E so quem pode fazer é fisioterapeutas! Para animais use:reabilitação!

Jefferson Rocha disse...

E se o o médico veterinário quiser prevenir alguma disfunção física em algum animal?? Não seria reabilitar.

Dani Souto disse...

Jefferson, que não utilize o termo Fisioterapia.

Fisioterapia é especifico para Fisioterapeutas. Eu não posso me apropriar do termo de outra profissão para qualificar um serviço que é prestado.

Já imaginou quantos contadores vão advogar por aí se ocorrer isso em outras profissões?

Que médicos veterinários encontrem um termo que não invada a profissão de outrem.

Priscila Cabral disse...

Concordo com a Dani Souto.

Talvez eles pudessem definir como "terapia" ou "reabilitação", o que não signica profissão.

Fravão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fravão disse...

Não entendo o por quê da discussão. Termos médicos usados a partir de suas raízes gregas têm um significado muito claro em relação ao que pretendem designar. Grosso modo, por exemplo, o Médico é o profissional que cuida da saúde. A palavra, acrescida do termo "veterinário", designa o profissional que cuida da saúde animal. Pronto. Fisioterapia, da sua raiz grega, significa “do grego physis, natureza: tratamento de doenças mediante massagens, exercícios físicos, aplicações de luz, etc.....” (retirado de um dicionário). Se, seguido da palavra “veterinária”, fica muito claro que é o uso desta ciência aplicado à saúde animal, bem como os termos “odontologia” ou, ainda, “cardiologia”, “ortopedia”, “dermatologia” ou qualquer outra referente a uma ciência voltada ao estudo de fenômenos fisiológicos (lembrando que existe uma disciplina chamada “fisiologia” também na medicina veterinária, por que os princípios, salvo as particularidades, são idênticos para qualquer organismo animal, inclusive o homem...) ou patológicos e sua terapêutica.

Por sinal, a Resolução 850/2006 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (http://www.cfmv.org.br/portal/legislacao/resolucoes/resolucao_850.htm), que “dispõe sobre a fisioterapia animal e dá outras providências”, não somente reconhece esse ramo da medicina veterinária como a torna privativa ao médico veterinário, com respaldo da Lei Federal 5.517/68. Os Artigos 1º e 2º são bastante específicos quanto a isso: “Art. 1º É atividade privativa do médico veterinário prescrever e executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de reabilitar, desenvolver e conservar a capacidade física do animal. Art. 2º A fisioterapia animal se constitui em uma área de atuação do médico veterinário que estuda, previne e trata distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas dos animais, gerados por alterações genéticas, por traumas ou por doenças adquiridas”. Sinceramente, não vejo por quê do ciúme ou do mal-estar provocados por essa questão. Ninguém pretende invadir a área de atuação de ninguém e o uso do termo aplicado à sanidade animal não é um demérito ao profissional da área humana, afinal, o termo “fisioterapia”, por si, não somente não faz nenhuma menção ao ser humano como não o é exclusivo, como prova a própria etimologia da palavra...

Kiko disse...

Olá,

Entendo que quem deve fazer é quem estudou a anatomia do paciente. No caso entendo que os veterinários, mas que se especializem na função.

Nunca desmerecendo a excelente qualidade de nossos fisioterapeutas humanos.

Nos da www.petescadas.com.br fornecemos escadas e rampas para ajudar os animais em tratamentos da dor e tratamentos de processos de recuperação de funções.Animais obesos, idosos, filhotes são muitos beneficiados com o uso das petescadas.

grato

Dani Souto disse...

Que não usem o termo Fisioterapia.
Usem outro termo.

Fisioterapia é com fisioterapeuta.