Fisioterapeuta apresenta pesquisa inédita em congresso







O fisioterapeuta Artur Padão do Centro Multidisciplinar da Dor apresentou no 7º Congresso Mundial de Dor Lombopelvia duas pesquisas realizadas no CMD em pacientes que fizeram uma cirurgia chamada artrodese lombar.

 A artrodese significa fusão das vértebras, onde as vértebras são presas por parafusos e hastes metálicas para dar sustentação da coluna e evitar que os nervos sejam esmagados na coluna lombar. No primeiro trabalho, foi criado um protocolo de orientações e exercícios da fisioterapia para ajudar no pós operatório imediato.

Esse protocolo foi criado porque não existe nenhum outro no mundo, ou seja, para recuperar os pacientes desta cirurgia os profissionais lançam mão da própria experiência e das poucas pesquisas que existem. 

O protocolo estimula os pacientes a se manterem ativos e retornarem as suas atividades de vida diárias de acordo com a melhora da dor e da mobilidade corporal. Esses pacientes foram acompanhados pelo período de 4 meses e todos no final do trabalho conseguiram melhorar a dor e a função da coluna lombar.

Os resultados mostram que manter os pacientes dentro de suas atividades diárias tem efeitos positivos e, provavelmente, se recebessem orientações de repouso, iriam demorar mais tempo para se recuperar.

A segunda pesquisa tratou sobre um problema bastante comum em pacientes com dores crônicas : após a cirurgia não conseguiam cruzar as pernas para calças sapatos ou chinelos por rigidez e dor nos glúteos. Esse problema tem a ver com alguns fatores como o mau funcionamento dos glúteos antes da cirurgia, a própria cirurgia em si, pelo corte e imobilismo ou por todos esses fatores juntos. Então, como foi encontrado em todos esses pacientes, a fisioterapia no pós operatório precisa abordar esses músculos para recuperar a função deles.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui