Fisioterapeutas e acadêmicos precisam “abraçar a profissão com calor humano”







Alemã com naturalidade – e alma – brasileira. Dra. Monika Müller é pioneira na disseminação do Conceito Bobath no Brasil e também na Alemanha, na Suíça e na Argentina. Por sua carreira de estudo, dedicação e incansável luta pela dignidade da Fisioterapia, ela foi condecorada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) na abertura de sua XII Jornada Científica.

Nascida em 1940, em Hannover, na Alemanha, Wiltrud Ingrid Monika Müller veio ao mundo durante a 2ª Guerra Mundial. Foi na cidade de Freiburg, ainda em seu país de origem, que ela obteve, em outubro de 1963, seu Certificado de Fisioterapeuta.

A partir de 1964, desenvolveu trabalhos em Centros de Reabilitação Neurológica na Alemanha. Sua vinda em definitivo para o Brasil, com naturalização como cidadã brasileira, aconteceu em 1970. A habilitação para exercício profissional da Fisioterapia no Brasil foi validada no Rio de Janeiro, onde se inscreveu no Crefito-2 no dia 29 de junho 1982. A partir de então, passou a atender no Consultório e Centro de Estudos Dra. Monika Müller, até o ano de 2005.

A profissional tem uma longa trajetória de dedicação à Fisioterapia, seja pela atuação ou pelo constante estudo, em busca do aprimoramento. Foi aluna na primeira turma do Curso Neuroevolutivo Bobath, ministrado em Londres pelo casal Karel e Berta Bobath, em 1967. Posteriormente, em Berna, na Suíça, fez sua formação como instrutora neste método. Com permissão pessoal da Sra. Bobath, trouxe a técnica para o Brasil: foi tutora do primeiro Curso Neuroevolutivo realizado no país, ministrado em Petrópolis-RJ.

Sua carreira tem muitas outras conquistas. É formada também como médica fisiatra (1984), tendo feito residência na Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro. De 1983 a 1985, fez curso de instrutora do Conceito Bobath para atendimento de Pacientes Adultos, na Suíça.  Obteve o título como Instrutor do Curso para Avaliação e Tratamento do Paciente Adulto Neurológico, nos Estados Unidos (1986). Tornou-se membro do International Bobath Instructors Training Association (1987); instrutora do Baby Course (1988); Senior Instructor do Curso Neuroevolutivo Bobath (1993); presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação de Conceitos Neurofuncionais (2003); e presidente da Associação Beneficente Michael de Petrópolis (2008). Fundou o Setor de Paralisia Cerebral no Instituo Fernandes Figueira, mantido durante cinco anos pelo seu Centro de Estudos.

Leia a entrevista e conheça um pouco mais desta profissional incansável que recebeu a Medalha Dr. Fernando Lemos, do Crefito-2.


Crefito-2: Como você recebe a notícia desta homenagem? Comente sobre a importância deste reconhecimento por parte do Conselho.

Dra. Monika Müller: O momento da escolha da profissão foi muito especial para mim. Recebo com gratidão a homenagem. Considero a mesma como um reforço da minha missão na vida. Sinto-me integrada neste Brasil imenso, lindo, que possui um potencial enorme. Nasci no meio da guerra e trabalhei minha vida inteira pela paz, pelo entendimento na classe profissional, pelo trabalho em equipe e intercambio internacional.


Crefito-2: O que mais marcou sua vida como fisioterapeuta?

Dra. Monika Müller: Ver Mrs. Bobath fazer uma demonstração em Munique, na Alemanha.


Crefito-2: Quais os desafios do atual momento da Fisioterapia, em sua opinião?

Dra. Monika Müller: Levar os vastos conhecimentos disponíveis hoje em dia a uma prática de qualidade. Entender que a profissão é uma arte. A profissão de fisioterapeuta merece uma posição de dignidade e valorização, que possibilite que o este profissional tenha uma estabilidade de vida que lhe dê possibilidades de atualizar-se frequentemente.


Quais são suas perspectivas e anseios para o futuro da sua profissão?

Dra. Monika Müller:
Mais união da classe. Especializações mais eficazes, porém com foco de não perder de vista o ser humano como um todo. Batalhar para que qualquer classe da população tenha acesso a um tratamento de qualidade.


Que mensagem você daria para um fisioterapeuta em início de carreira ou um acadêmico de Fisioterapia?

Dra. Monika Müller:
Estudar, principalmente fisiologia; fazer estágios nas mais diversas especialidades. Dominar bem uma segunda língua. Fazer um estágio fora do país. Abraçar a profissão com calor humano.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui