Fisioterapia proporciona bem-estar e ajuda a prevenir lesões






É comum que pessoas que sofreram algum tipo de acidente ou trauma muscular passem por sessões de fisioterapia para reabilitar os movimentos e recuperar a força nos membros lesados. Porém, o que muita gente não sabe é que os tratamentos fisioterápicos servem não só para recuperar, mas também para prevenir lesões e proporcionar um condicionamento físico mais saudável.

Segundo o fisioterapeuta consultor do portal de agendamento de consultas online, Consulte Aqui, Bruno Gragnani, a prevenção é o carro-chefe da fisioterapia. "Baseado em uma avaliação inicial em que foram encontrados possíveis fatores de riscos para o surgimento de possíveis lesões, elaboramos um conjunto de exercícios específicos e funcionais que focam na correção postural, melhora da ativação muscular, ajudando assim a retardar o aparecimento dessa possível lesão", explica.

As sessões de fisioterapia também podem fazer parte do cronograma de atividades físicas. A fisioterapia ajuda a melhorar o condicionamento físico, fortalece a musculatura, diminui dores e corrige a postura, fatores que promovem maior qualidade ao aparelho locomotor e auxiliam a alcançar os resultados desejados nas atividades físicas.

Porém, para que o trabalho da fisioterapia seja benéfico, o tipo de atividade física precisa ser avaliado. "A especificidade de cada esporte deve ser levada em consideração para que o sucesso do trabalho preventivo seja alcançado, como conhecer o gesto esportivo, as principais lesões e as adaptações naturais de cada esporte", acrescenta Gragnani.

Atividades complementares - O fisioterapeuta consultor do Consulte Aqui explica que o ideal não é substituir o esporte ou a atividade física pela fisioterapia e sim combiná-las, já que essas duas atividades se complementam e trazem resultados melhores quando feitas simultaneamente.

Caso seja necessário optar apenas por uma das atividades, deve-se avaliar qual o resultado mais desejado pela pessoa. "Caso seja aumento de massa muscular, a musculação tradicional em academias é a melhor indicação", avalia o fisioterapeuta. "Se a busca for por melhorar a consciência e coordenação corporal, e exercícios mais funcionais que trabalhem o corpo como um todo, a fisioterapia preventiva pode ser uma boa escolha", completa.

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode realizar a fisioterapia preventiva, pois ela é personalizada e os exercícios são baseados nos objetivos e na função desenvolvida por cada um "Não existe faixa etária ideal, depende de cada indivíduo e seu objetivo. Mas é sempre bom ter em mente que grande parte dos exercícios realizados necessita de concentração e consciência corporal", alerta o especialista. Por isso, pode não ser uma atividade ideal para crianças pequenas.

Para saber qual o tratamento fisioterápico ideal, seja ele de cura, preventivo ou até como atividade física no dia a dia, deve-se consultar um especialista na área. A partir dos objetivos do paciente e da avaliação dos profissionais envolvidos, se escolhe a técnica mais apropriada.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui