COFFITO reconhece a atuação do profissional de Fisioterapia em unidades de Emergência e Urgência







De acordo com a divulgação do dia 25 de janeiro deste ano, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), por meio da resolução nº 501, permite a atuação do fisioterapeuta no atendimento à Saúde em Unidades de Emergência e Urgência, garantindo, dessa forma, mais um espaço de inclusão da profissão.

Na visão do presidente do COFFITO, essa resolução tem como objetivo normalizar o exercício da profissão no setor em questão e assegurar o fisioterapeuta e a sociedade em relação a essa atuação. A publicação da deliberação considerou o propósito da medida e atribuições da profissão, como a utilizar-se da ventilação mecânica invasiva, da oxigenoterapia e da ventilação mecânica não invasiva.

Publicidade

O fisioterapeuta poderá contar com o apoio do Ministério da Saúde, que, por sua vez, listou a profissão em suas normas para assistir os serviços de urgência e emergência. A edição reconhece e prediz que os fisioterapeutas sejam capacitados em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS, na sigla em inglês).

A criação desta resolução contou com a ajuda da Associação de Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro (AFERJ) em parceria com a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), além da Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB). Estas, em conjunto com o COFFITO, analisaram o âmbito da Fisioterapia brasileira em setores de urgência e emergência, para, somente então, criar uma normalização que atendesse às necessidades da área.

Na visão do presidente do COFFITO, disponibilizar esta resolução aos profissionais de fisioterapia não significa somente o reconhecimento, mas uma forma de mostrar admiração e respeito. Além disso, trata-se de uma maneira de elogiá-los, já que, por meio de sua atuação, mostraram o quanto é importante o atendimento do fisioterapeuta nas áreas de emergências e urgências.

Ele também aproveita para agradecer, durante seu discurso, aos demais profissionais que contribuíram para a elaboração dessa resolução.

Qual a função do fisioterapeuta e em quais áreas ele pode atuar?
O fisioterapeuta é um profissional que tem uma visão geral do corpo humano. São várias as suas funções, como, por exemplo, ajudar a aumentar a capacidade respiratória no caso de uma pessoa com dificuldades para respirar. Ele ainda pode auxiliar na prevenção e na recuperação de pacientes vítimas de paralisia e traumatismo craniano, ou no caso de terem sofrido algum acidente que tenha provocado fraturas ou somente lesões, entre outras situações afins.

O fisioterapeuta ministra exercícios respiratórios em pessoas com histórico de asma, bronquite e enfisema pulmonar. Ele faz uso de diversas técnicas para estimular os movimentos dos pacientes que sofrem com traumas musculares, luxações e fraturas, além de auxiliar idosos, gestantes e crianças.

Como é possível perceber, o fisioterapeuta tem um papel muito importante no setor da saúde. Ele pode atuar em diversos setores, como hospitais, clínicas médicas, centros de reabilitação e/ou unidades básicas de saúde, clubes e academias.

Vale aqui lembrar que, no caso da necessidade de procedimentos terapêuticos, o ideal é buscar por profissionais capacitados para aplicar os exercícios e técnicas corretas indicadas para o tipo de tratamento solicitado pelo médico.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui