Nova especialidade reconhecida






O plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional – Coffito, reunido na noite desta quarta-feira, 7, aprovou parecer final do processo de reconhecimento de mais uma especialidade da fisioterapia: a Fisioterapia Esportiva.
 
"A especialidade de fisioterapia esportiva é uma conquista da categoria muito bem representada pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), que trabalhou por três anos no sentido de comprovar, ao Colegiado do Coffito, a capacidade e o diferencial dos profissionais desta área de atuação", afirmou o Dr. Euclides Poubel, presidente do Conselho, acrescentando que deve-se comemorar mais um grande passo da organização profissional da fisioterapia.
 
O processo foi iniciado na gestão anterior da Sonafe, pelo então presidente, Dr. Cláudio Monteiro. Devido às exigências estabelecidas pelo Coffito, o processo caminhou no sentido de comprovar objetivamente tais exigências. A atual gestão, presidida pelo Dr. Eduardo Merdedrut, impulsionou a criação dos comitês regionais em vários estados da Federação e a realização de provas de proficiência para titulação de novos sócios especialistas, "coroando o movimento continuado dos profissionais da área esportiva, tão reconhecidos socialmente, e agora legalmente como especialistas", destacou Euclides, enfatizando que o Colegiado do Coffito congratula os membros da entidade, em especial os responsáveis pela condução do processo. Poubel destacou ainda a coerência e a imparcialidade que foram demonstradas nas gestões do Dr. Cláudio e do Dr. Eduardo.
 
O Dr. Eduardo Mederdrut e o diretor do Comitê Regional da Sonafe no Distrito Federal, Dr. Márcio Antonelo, acompanharam a aprovação da nova especialidade. Eles ressaltaram a importância histórica deste momento para os especialistas da área e para a Fisioterapia, e demonstraram satisfação em ter conquistado este avanço de forma ética e coletiva. "Fico emocionado em estar presente em uma reunião do meu Conselho Federal e poder assistir a este fato tão desejado. Só tenho a agradecer por tudo que os conselheiros do Coffito fizeram pela Fisioterapia Esportiva, em especial ao coordenador do CICAT, Dr. Fernando Ferrari, que nos ouviu, ensinou e participou desta conquista", disse o presidente da Sonafe. 
 
Educação Continuada e regulação da atividade 
 
A criação da nova especialidade vai permitir que os fisioterapeutas tenham uma educação continuada. Para isso, após o curso de especialização, o profissional deverá passar por todos os órgãos reguladores - Conselho Regional, Sonafe e Coffito. 
 
O Dr. Fernando Ferrari disse que a fisioterapia esportiva abre um campo de trabalho muito considerável para toda a categoria. E destacou que a a partir de agora, com a especialidade reconhecida, é que a demanda por esses profissionais será atendida. "O reconhecimento da especialidade vai proporcionar a valorização, a expansão e a abrangência nacional da fisioterapia esportiva", disse.
 
A diretora-secretária do Coffito, Dra. Francisca Rego, considera que a Sonafe vai desempenhar muito bem o trabalho de regulação junto aos profissionais e junto às outras entidades representativas.
 

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui