13 de outubro é dia do profissional de Fisioterapia






Profissionais terão papel de destaque na preparação de atletas para a copa do mundo, olimpíadas e para-olimpíadas
 
Há mais de quatro décadas de muita luta, aperfeiçoamento e reconhecimento por parte da sociedade, as profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, responsáveis pela reabilitação física, estão ganhando cada vez mais destaque.
 
Em evidência, as profissões estão se aproximando mais da esportiva: futebol, basquete, vôlei, natação, tênis, entre outras modalidades, oferecendo tratamentos e soluções determinantes para o bom desempenho dos atletas. E o ápice das atividades será a preparação dos competidores na Copa do Mundo de 2014 e nos jogos olímpicos e para-olímpicos disputados em 2016.  
 
Com mais de 100 mil profissionais atuantes na área, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional são ciências da saúde que estudam, previnem e tratam os distúrbios funcionais do movimento que ocorrem em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas. 
 
No papel de reabilitação física, em especial, a Fisioterapia tem obtido significativo êxito. "Atletas e esportistas tem se beneficiado com os avanços tecnológicos e qualificação profissional alcançada pela área", explica Orlando de Carvalho, diretor da Carci, empresa que atua desde 1966 fornecendo produtos e soluções para o setor.
 
Um dos exemplos é o isocinético Biodex, uma das mais sofisticadas soluções para avaliação músculo-esquelético disponíveis no mercado. Ideal para auxiliar equipes de fisioterapeutas e médicos, o sistema permite analisar as condições reais dos atletas. "Graças aos recursos disponibilizados é possível obter resultados apurados e desenvolver tratamentos mais eficazes", explica Carvalho.
 
Na prática, o equipamento realiza completas avaliações esportivas que permitem identificar com precisão o nível de rendimento e quanto é possível exigir nos treinamentos. "Durante os próximos anos a preparação de nossos atletas e o suporte proporcionado pelos profissionais da Fisioterapia serão fundamentais para o bom desempenho dos brasileiros nas competições", enfatiza Carvalho.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui