Enade 2007: Fisioterapia na UFPE é o único curso top em Pernambuco










O curso de Fisioterapia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi o único em Pernambuco a receber o conceito 5, segundo os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2007, apresentados nesta quarta-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em Brasília.

A novidade deste ano na forma de avaliação das instituições de nível superior é o chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC) --método que busca traduzir os resultados dos desempenhos de estudantes por meio de análises na infra-estrutura das instituições, nas instalações, nos recursos didático-pedagógicos e nos corpos docentes. O conceito, que varia de 1 a 5, é calculado a partir de uma média ponderada entre a nota do Enade, o Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) e o CPC.

Fisioterapia na UFPE obteve conceito 5 no Enade e no CPC, sendo considerada uma graduação de excelência, ou seja, uma referência em todo o Brasil.

Outros três cursos no Estado com o melhor desempenho foram Fonoaudiologia na UFPE --com o conceito 5 no Enade e o conceito 4 no CPC;o curso de Tecnologia de Radiologia no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-PE), que obteve 5 na nota do Enade e 4 na nota do CPC; e Educação Física na Universidade de Pernambuco (UPE), com 5 no Enade e 4 no CPC.

Outros cursos que obtiveram acima da média (nota 3) foram Odontologia (na UPE e na UFPE); Medicina (UFPE) e Nutrição (UFPE).

Os cursos que ficaram exatamente na média são Serviço Social (Unicap); Educação Física (UFPE); Biomedicina (UFPE); Enfermagem (UFPE); Fisioterapia (Unicap); Terapia Ocupacional (Unicap e UFPE), Medicina Veterinária (UFRPE) e Medicina (UPE). Graduações com o conceito 3 são aquelas que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionar e podem optar por não receber a visita dos avaliadores.

O Enade 2007 avaliou as áreas de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Agroindústria, Terapia Ocupacional e Zootecnia.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui