Fisioterapia como forma de propriocepção






O fisioterapeuta e colunista do Webventure David Homsi escreve sobre como unir fisioterapia e escalda esportiva. Para ele, o esporte é ideal para exercícios de propriocepção do tornozelo, geralmente usados na recuperação de lesões nas articulações.

Hoje muito tem se falado em exercícios de propriocepção. Quem nunca se deparou, quando fez algumas sessões de fisioterapia, o profissional falando de uma técnica de propriocepção? Mas é preciso alguns cuidados na hora de escolher essa técnica. A propriocepção é para ser feita apenas nas sessões de fisioterapia ou após uma reabilitação, quando o atleta volta a praticar uma atividade física?

Entenda como funcionam os exercícios de propriocepção:

A qualidade do corpo e sua relação com o meio ambiente são medidas através do fenômeno de sensação. Cada modalidade sensorial tem um fim orgânico que responde a estímulos característicos. Os estímulos são convertidos em potenciais elétricos e são conduzidos ao longo das fibras nervosas especificas para cada modalidade sensorial.

Propriocepção pode ser considerada uma variação especializada no sentido do toque e da sensação do movimento articular e posição articular no espaço. Em todas as nossas articulações possuímos mecanoreceptores, que podem ser de adaptações lentas e adaptações rápidas. Os exercícios de propriocepção são de extrema importância em manter a cinética das articulações em condições normais.

Quando usar - Quando o atleta sofre um entorse de tornozelo, joelho, luxação de ombro, cirurgias de ligamentos, fraturas por estresse, fraturas, ou seja, em lesões osteomioarticulares.

Importante: Sempre inicie algum tipo de exercício de propriocepção sob orientação de um profissional especializado.
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui