Alunas do curso de Fisioterapia da Unicen fazem estágio no Lar dos Idosos






A Associação Nosso Lar Casa do Idoso de Tangará da Serra abriga hoje 34 idosos e funciona através de ajudas, doações e alguns eventos realizados pelo próprio Lar para arrecadar fundos. E foi através de duas festas juninas, que a coordenadora da Casa do Idoso, Odete Ribeiro, com apoio de empresários da cidade e voluntários, conseguiu equipar uma sala de fisioterapia. "Fazer fisioterapia para eles é uma necessidade. Nossa renda é pouca e por isso foi preciso dois anos para construir a sala. Ainda não está totalmente pronta, falta bastante coisa, e o principal, que é um fisioterapeuta, mas já foi solicitado à Prefeitura Municipal e estamos aguardando resposta", explica Odete.

Mas a sala de fisioterapia funcionou durante os meses de agosto até a primeira semana de dezembro. Alunos da sexta turma de fisioterapia da Unicen, sobre cuidados da coordenadora do curso, Claudia Cristina Pereira Sousa e da professora e fisioterapeuta, Karine Vila Real Nunes, realizaram um estágio semanal junto aos idosos. "Foi proposto à faculdade e aos alunos as aulas práticas da disciplina que leciono, que é a de geriatria, para que os alunos pudessem fazer avaliações, acompanhamento com os idosos, saindo das aulas teóricas. Os primeiros contatos que os alunos tiveram com os pacientes foi bem marcante, pois muitos nunca havia ido antes a um asilo. Mas com o tempo, mesmo sendo semanal, os alunos foram pegando carinho por eles e tudo foi mudando, onde podemos tirar resultados bem legais, tendo em vista que a sala ainda tem de melhorar muito, porque eles precisam", conta Karine.

De acordo com a coordenadora do curso Claudia Cristina Pereira Sousa, foi uma experiência nova com bons frutos. "Prestamos um serviço comunitário que foi bom para os alunos, que aprenderam na prática, e principalmente para os idosos que necessitam desse tratamento", afirma.

"Tivemos um semestre de aula teórica e a partir de agosto as aulas práticas. Nossas aulas de segunda-feira eram no Lar dos Idosos, onde ficávamos das 7h ao meio dia, e para cada paciente ficavam dois alunos. Tive um paciente que não conseguia mexer os dedos e quando o estágio terminou ele já movimentava-os. Foi uma experiência maravilhosa, pudemos levar a eles um pouco mais de alegria. O último dia de estágio foi fechado com uma festinha que preparamos para eles", relata a aluna da turma Maria Marta Dionisio.

A coordenadora do Lar dos Idosos agradece aos professores, alunos e todos os voluntários. "Vivemos praticamente de doações, e toda ajuda é sempre bem vinda, nossa meta para o próximo ano é de conseguir um profissional na área de fisioterapia e terminar de equipar a sala. Para isso solicitei a ajuda da Prefeitura e como já disse, estamos aguardando respostas. Quero agradecer aos alunos, professores e a faculdade Unicen por terem nos presenteado com mais essa ajuda", finaliza Odete.
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui