Técnica recupera sensibilidade em amputados, revela estudo






Um estudo publicado ontem pela revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA (PNAS) pode dar nova esperança a pessoas que tiveram um membro amputado. Pesquisadores do Instituto de Reabilitação de Chicago e dos departamentos de Fisioterapia e Ciência de Movimentos Humanos e de Engenharia Biomédica da Universidade de Northwestern conseguiram devolver a sensação de toque a dois pacientes que tiveram o braço amputado após reconectar na região peitoral nervos do braço e da mão perdidos.

Os resultados permitiriam, eventualmente, que os amputados voltem a sentir ao tocar um objeto com suas próteses.

Na pesquisa, dois pacientes - um homem de 54 anos que perdeu os dois braços e uma mulher de 24 anos que perdeu o braço esquerdo - foram submetidos à técnica chamada de targeted reinnervation (na tradução literal, reinervação focada), que consiste na implantação dos nervos dos membros amputados em músculos peitorais. Isso permite que os nervos sensoriais reinervem a pele da área.

No estudo, quando o local foi tocado, os pacientes relataram ter a sensação de que suas mãos amputadas estavam sendo tocadas. Os dois pacientes também responderam a estímulos elétricos e ao contato com diferentes temperaturas.

"Hoje, o que mais incomoda as pessoas que sofreram algum tipo de amputação é a perda de sensibilidade. As próteses não devolvem a sensação de toque, portanto, elas precisam olhar o que estão fazendo", afirmou André Pedrinelli, médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas.

Pedrinelli, no entanto, fez questão de ressaltar que o estudo acompanhou apenas dois pacientes e ainda é difícil prever sua aplicabilidade. Sobre os avanços da área no Brasil, o médico afirmou que as pesquisas não estão tão desenvolvidas, pois os pesquisadores não têm acesso à tecnologia necessária para esse tipo de estudo. AS informações são do jornal O Estado de S. Paulo


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui