Abertas inscrições para atendimento de Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia na UCPEL






Gestantes, pacientes em recuperação de mastectomia (retirada da mama) ou que sofrem com incontinência urinária podem encontrar cuidado e atenção no serviço de Fisioterapia na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O atendimento de Fisioterapia na área de Ginecologia e Obstetrícia está com inscrições abertas. O único requisito é que o paciente tenha recomendação médica. Caso ainda não possua, o laudo pode ser feito no próprio Campus da Saúde da UCPel, onde ocorrem os atendimentos. O serviço é gratuito.

O tratamento fisioterápico é realizado por alunos do último semestre do curso. De acordo com a fisioterapeuta supervisora do serviço, Shadia Mussa Yussef, o tratamento não é invasivo, ao contrário do que muitos pensam. "É um atendimento muito tranqüilo, que visa acima de tudo a qualidade de vida", disse. Estimulação de contrações dos músculos apropriados, correção postural, alongamentos e orientações diversas sobre saúde são alguns dos procedimentos realizados pela saúde dos pacientes.

No atendimento a gestantes, a tônica é a conscientização a respeito das mudanças típicas da gravidez. Alterações dos sistemas músculo-esquelético e respiratório que se preparam para o parto são trabalhadas com as futuras mães. A gestação joga o centro de gravidade da mulher para frente, o que influencia na postura - um dos pontos trabalhados. A produção do hormônio relaxina, outra das peculiaridades do período, provoca frouxidão muscular. Segundo Shadia, esse é o motivo de as gestantes terem maior risco de torção de articulações. Apesar disso, a maior queixa das grávidas é a lombalgia (dor na coluna e músculos). "É um trabalho cuidadoso, de alongamento e relaxamento preparando para o trabalho de parto", explicou.

Inscrições - Interessados podem fazer sua inscrição diretamente no Campus da Saúde (Avenida Fernando Osório, 1586). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8510.

Fonte: UCPel


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui