Diga sim ao “Pilates Legal”!







Diga sim ao "Pilates Legal"!

Após a publicação da Resolução No 23/2007 do CREFITO-2, a Associação Brasileira de Pilates Fisioterapêutico (ABPF) vem recebendo inúmeros telefonemas para esclarecimentos sobre o documento. Além disso, a associação tem recebido diversas inscrições de profissionais, não só do RJ, mas também de todo o Brasil que apóiam a iniciativa do CREFITO-2 e acreditam que foi um passo sem precedentes na história da Fisioterapia.
A resolução valoriza as entidades associativas, fortalecendo com isto a profissão e, em especial, os profissionais que trabalham com o Pilates Fisioterapêutico, que não é uma nova forma de Pilates, e sim apenas uma maneira de diferenciar o Pilates ministrado por fisioterapeutas, que segue regras específicas, e o ministrado por outros profissionais.
A ABPF acredita que o Pilates Fisioterapêutico deve ser estudado e ensinado respeitando parâmetros cinesiológicos, biomecânicos, seguindo os princípios do Método Pilates e tendo como base a "Contrology" (Método Pilates), para que não haja distorções deste sistema criado por Joseph H. Pilates. Não cabe à ABPF fazer restrição das linhas existentes do Método Pilates, e sim aceitá-las dentro de suas visões diferenciadas, desde que respeitem os parâmetros citados.
Em relação aos cursos, a ABPF não determina o conteúdo programático destes e nem o que deve ser feito ou a forma como isto ocorrerá. Ela simplesmente disponibiliza parâmetros mínimos para uma boa formação, em conformidade com as principais entidades internacionais. A associação também não faz comparação entre os cursos, apenas confronta o conteúdo programático de um curso, com o objetivo deste, seu material didático, o espaço físico para a realização das aulas e analisa o currículo dos ministrantes, visando manter uma qualidade mínima de formação dos profissionais que irão trabalhar com o Pilates Fisioterapêutico.
Em breve a ABPF irá disponibilizar no site (www.abpfi.com.br) a lista de todos os cursos avaliados e aprovados, bem como de todos os profissionais inscritos.
Participe desta história da Fisioterapia brasileira! Esteja legal, ministre o Pilates Fisioterapêutico e diga sim ao Pilates Legal!


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui